Sistema de gestão: 5 vantagens no processo de produção

O sistema de gestão é determinante para organizar a empresa, auxiliando em processos mais otimizados e permitindo um crescimento sustentável em vendas.

Ao mesmo tempo, possibilita reduzir custos, perdas e desperdícios; assim como aumenta produtividade, satisfação do cliente e competitividade no mercado.

Você acha que essa introdução parece uma proposta ousada demais? Uma publicidade que não vai entregar o resultado prometido? 

Então, é melhor conhecer mais desses programas para ter na sua empresa!

A Exame fez um conteúdo e mencionou algumas pesquisas sobre isso:

  • 85% das empresas vão investir em Inteligência Artificial;
  • A produtividade de colaboradores aumenta 50% com tecnologias;
  • Este mercado deve alcançar US$ 1,3 trilhão até 2032.

E não somente isso! O mesmo conteúdo cita que 55% das empresas alcançaram aumento nos lucros a partir do uso das tecnologias.

A Morning Consult fez um estudo para a IBM e apontou algumas dessas tecnologias. Ou seja, aquelas que as empresas brasileiras pretendem implementar nos próximos dois anos:

  • 5G;
  • Computação em nuvem;
  • TI verde;
  • Cibersegurança;
  • Soluções IoT.

Veja esse trecho: “Em relação às tecnologias emergentes que os líderes acreditam que mudarão os negócios, existem as plataformas de nuvem para indústria [...]”.

Mas, o que é sistema de gestão?

o-que-é-sistema-de-gestão.jpg

Sistema de gestão, Sistema de Informação Gerencial (SIG) ou Enterprise Resource Planning (ERP) como também é conhecido, é uma ferramenta de automatização.

A ideia é organizar, monitorar, otimizar e melhorar as operações de uma empresa a partir da integração de dados, pessoas, equipes, setores e processos.

O conceito vem desde a década de 1960, com as primeiras ideias de controle de estoque. Uma década depois, veio o MRP (Material Requirements Planning), por exemplo.

Já os primeiros ERPs, que baseiam o que temos disponível hoje, são da década de 80. Nos anos 2000, apareceu o cloud computing, com as soluções em nuvem.

A partir disso, tivemos grandes evoluções no uso das novas tecnologias, que aprimoraram esse princípio da automatização, permitindo decisões mais inteligentes e estratégicas. 

Esse breve relato histórico ajuda a entender a importância do sistema de gestão, que vai ao encontro da necessidade operacional da maioria das indústrias:

  • Maior controle regulatório;
  • Ganho de competitividade.

E pensando estrategicamente no mercado, também há de se considerar a possibilidade de expansão e crescimento, seja em operações ou receitas.

Para tal, o sistema precisa ser robusto a ponto de acompanhar esse aumento de produção, dando ritmo à expansão e fornecendo suporte necessário para as novas demandas.

Para que serve o sistema de gestão?

São muitas as finalidades de um sistema de gestão para empresas. Mas, geralmente, a escolha de opções mais completas se deve a algumas funcionalidades, veja abaixo.

Acompanhamento do processo de produção

O acompanhamento e o gerenciamento dos processos produtivos se faz importante na otimização de fluxos de trabalho, eliminando gargalos e melhorando a produtividade.

Integração com o sistema de engenharia e controle

Outro diferencial tem a ver com a integração entre setores e tecnologias, podendo unir e centralizar as informações, controlando-as melhor e de maneira mais holística.

Por exemplo, é possível fazer a implantação de ERP integrado com um BI (Business Intelligence), isto é, uma ferramenta que atua com foco na geração de dados do negócio.

Melhoria contínua e aumento da produtividade

Também é interessante fazer a escolha de um ERP ou sistema que permita o acesso fácil e confiável aos dados, impulsionando as melhores decisões.

Isso tem a ver, ainda, com o aumento da produtividade e a busca por melhoria contínua, um conceito que faz parte da cultura das empresas que visam o crescimento sustentável.

Neste caso, considere um sistema de gestão full web, ou seja, com armazenamento em nuvem. No material gratuito abaixo, veja as características e vantagens dele:

e-book-vantagens-de-uma-solucao-erp-full-web.jpg

Quais são os tipos de sistemas de gestão?

O mercado costuma categorizar os sistemas de gestão a partir das suas áreas ou objetivos, ainda que os mais completos possam fazer a integração e alcançar várias vantagens.

  • CRM (Customer Relationship Management): relacionamento com o cliente;
  • SCM (Supply Chain Management): gerencia a cadeia de suprimentos;
  • BPM (Business Process Management): foca nos processos do negócio;
  • ERP (Enterprise Resource Planning): abrange toda empresa.

Por isso, a importância de encontrar um sistema de gestão que vá ao encontro das necessidades da empresa, alcançando vantagens que a tornarão mais competitivas.

Como os sistemas de gestão auxiliam as empresas?

Ao ter acesso aos dados de maneira confiável, a produção e todos os processos reduzem falhas e custos; e ganham agilidade e produtividade. Veja mais!

1 - Padronização de processos

No fluxo de produção, cria-se uma visão mais completa em cada etapa, da entrada das matérias-primas até a entrega do produto pronto. 

Essa visão holística é fundamental porque permite identificar falhas e, tão logo, encontrar as oportunidades de melhoria, garantindo a qualidade em toda atividade.

2 - Redução de falhas e desperdícios

O sistema de gestão também contribui para uma comunicação facilitada em diferentes setores, alinhando expectativas e metas.

Essa ação é fundamental para minimizar falhas e, consequentemente, desperdícios de matéria-prima, produtos e outras rupturas. 

3 - Redução de custos

Seguindo a redução de falhas e desperdícios, ganha-se também na diminuição de custos, seja com retrabalhos, perdas ou tempo de setup.

Outro ponto que se relaciona é a chance de ter melhor controle e negociação com fornecedores, já que os dados são confiáveis para tomar decisões em todas as etapas.

4 - Aumento de produtividade

As falhas na comunicação, nas equipes e nas rotinas, por menores que sejam, impactam diretamente na produtividade de qualquer empresa.

Com um sistema de gestão eficiente, é possível otimizar os fluxos e os processos; até mesmo visando uma integração de setores.

5 - Qualidade do produto-final

A partir dos pontos acima, o produto final é gerado com mais qualidade, desde o acompanhamento em tempo real até a rastreabilidade com destino ao cliente.

Inclusive, a padronização valida as expectativas dos clientes, reduzindo retrabalhos e elevando o nível de satisfação.

Sistema de gestão Evolutize: sua empresa mais competitiva!

O sistema de gestão Evolutize é referência no mercado porque possibilita a integração com os sistemas de engenharia e controle de produção, além dos benefícios acima.

Com os dados precisos e confiáveis, gera-se uma visão holística de toda a empresa. A partir disso, as decisões se tornam mais estratégicas na sua gestão.

Consequentemente, aumenta a satisfação dos clientes, que buscam por produtos de alta qualidade, entregas rápidas e atendimento personalizado.

É esse ciclo, da integração das informações entre setores até as decisões mais embasadas, que melhora a competitividade da sua empresa.

Fale com um especialista Evolutize e descubra como evoluir com o melhor ERP para indústrias:

fale-com-consultor.png