A automação industrial foi representada pela troca do trabalho manual por máquinas. Hoje, permite decisões mais assertivas a partir dos dados instantâneos e simultâneos.
Inclusive, as empresas metalmecânicas e de pré-moldadas podem se beneficiar desse conceito, especialmente nas etapas de fundição, laminação, usinagem e soldagem.
Com as novas tecnologias e o uso de informações para embasar ações, é possível otimizar o consumo de energia, de matéria-prima e de tempo, por exemplo.
Interessante, não acha? Continue lendo e saiba tudo!
O que é automação industrial?
Conforme o Senai, automação industrial se refere a um “trabalho que antes era realizado manualmente por pessoas e agora é feito com auxílio de máquinas, computadores e robôs”.
A instituição comenta que se trata de uma necessidade das empresas que visam elevar a produtividade, considerando os mecanismos que podem desenvolver produtos com:
- Melhor qualidade;
- Menor custo;
- Novas tecnologias.
As primeiras soluções são do fim do século XIX, quando tarefas manuais passaram a ser feitas por máquinas adaptadas, o que foi impulsionado após a Segunda Guerra Mundial.
Na década de 1970, vieram os primeiros computadores e, anos mais tarde, os circuitos de processamento. Hoje, a automação é representada por novas tecnologias, como a IoT.
A IoT (Internet das Coisas) permite a conversa entre máquinas de maneira simultânea. Assim, gestores recebem dados e podem tomar decisões mais assertivas.
Além da IoT, há outras ferramentas de automação industrial para aplicar na sua empresa, como a Rede Neural Artificial e a Robótica. Veremos os detalhes disso adiante.
Como funciona?
O funcionamento da automação industrial é por meio de sistemas ERP, dispositivos, softwares e tecnologias que permitem integrar e avaliar as variáveis de um processo.
Entre os exemplos, temos:
- Sensores: captam informações de um ambiente;
- Controladores: processam as informações;
- Atuadores: executam ações;
- Redes de comunicação: permitem a troca de dados.
De maneira geral, esse processo se torna mais analítico, possibilitando que gestores tomem decisões baseadas em informações e dados reais, a partir do conceito de data-driven.
E podemos pensar nessa assertividade em um ciclo que passa por:
- Integração de sistemas automatizados;
- Análise de dados em tempo real;
- Adaptação às mudanças na demanda ou produto;
- Monitoramento e remodelagem de resultados.
Ou seja, em poucos passos é possível ser muito mais eficiente e estratégico na sua gestão, deixando para trás os achismos e feeling, e passando a considerar os dados!
Mais do que tendência, essa é uma necessidade do mercado.
E a comprovação vem da Fortune Business Insights: o mercado de automação industrial vai alcançar US$ 395,09 bilhões em 2029.
As principais vantagens da automação industrial
O investimento na automação industrial é uma vantagem competitiva para empresas de quaisquer segmentos porque permite aprimorar os processos.
Mas, como isso acontece? Com o aumento da produtividade, redução de custos e muito mais. É sobre isso que se trata este tópico!
Aumento da produção
A troca de trabalhos manuais por procedimentos automatizados permite o aumento da produção dada a velocidade, precisão, segurança e eficiência.
Além disso, atividades manuais são mais suscetíveis às falhas, o que poderia aumentar ainda mais o tempo de operação.
Aumento da qualidade dos processos
São várias as explicações que provam o ganho de qualidade nas atividades operacionais e processos, como a integração de diferentes softwares.
Então, imagine que uma plataforma de gestão possa conectar todas as áreas de uma empresa, unindo o melhor da tecnologia com as pessoas. É isso que acontece!
Vale a pena visualizar que há uma otimização do tempo, compatível com essa ideia da qualidade porque permite que operadores usem a força de trabalho em outras áreas.
Redução de custos
Também há redução de custos nesse tipo de operação automatizada, já que os equipamentos passam a ter vida útil maior, por exemplo.
Além disso, há diminuição dos gastos na operação porque se diminui o consumo de energia, assim como os insumos usados.
Eliminação de riscos de trabalho
Por fim, também há vantagens em relação à segurança dos colaboradores, já que fazer a mesma tarefa repetida vezes é um trabalho tedioso e arriscado.
A atividade é pontuada como de “risco ergonômico”, conforme a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde: “[...] monotonia, repetitividade e situações causadoras de estresse”.
Outro ponto deste assunto é que a automação industrial viabiliza um ambiente mais seguro com o monitoramento em tempo real, permitindo ações preventivas rápidas.
Ou seja, com sensores, pode identificar quando há perigo ou irregularidades, assim como aumento de temperatura e sobrecarga em equipamentos.
Como aplicar a automação na indústria?
No decorrer da leitura, vimos um pouco sobre as ferramentas de automação industrial, fundamentais para aplicar o conceito nas empresas. Agora, conheça os detalhes.
Interface Homem Máquina (IHM)
É uma tecnologia que possibilita a interação entre um operador humano e uma máquina. Assim, traduz dados complexos em informações acessíveis durante todo o processo.
Rede Neural Artificial (RNA)
O sistema se parece com o cérebro humano, sendo uma rede de nós conectados que simulam como analisamos e processamos informações.
Robótica
Os robôs podem executar tarefas com eficiência em situações mais extremas, como as arriscadas e perigosas. Isso melhora a qualidade e segurança de todo o fluxo.
IoT (Internet das Coisas)
Como já mencionamos, a IoT permite a conversa entre máquinas de maneira simultânea, possibilitando as melhores decisões dentro de cada etapa operacional.
Conte com a Evolutize!
Historicamente, a automação industrial ficou conhecida como a troca do trabalho humano pelas máquinas. Hoje, sabemos que é bem mais do que isso.
É possível investir nesse conceito pensando nas novas tecnologias que permitem acompanhar e analisar uma grande quantidade de informações em tempo real.
Por que esse resultado é importante? Veja o que diz a Calfran: “Conforme a empresa vai crescendo, vai exigindo cada vez mais agilidade, qualidade e precisão nas informações”.
A Calfran é um dos cases de sucesso da Evolutize e você pode acompanhar o relato integral no vídeo abaixo:
Ficou interessado em conhecer mais da Evolutize, não é mesmo?
Entre em contato com um dos nossos especialistas, tire as suas dúvidas e otimize os resultados da sua empresa com a automação industrial: